User:AnônimoLog inRegister
Recents:
Implantação de Saldos

OBJETIVO

 

Permite informar o saldo inicial das contas analíticas, do tipo “Conta Ordinária”. O saldo de clientes e fornecedores somente podem ser implantados pelo cadastro do título a receber. O saldo das contas ordinárias também podem ser informados via lançamento contábil. Algumas regras adicionais serão explicadas abaixo:

 

PRÉ-REQUISITOS

 

Plano de Contas

 

Centros de Custos

 

IMPLANTANDO SALDOS DE CONTAS ORDINÁRIAS

 

Ao acessar a opção de implantação de saldos no menu do sistema, será aberta inicialmente uma tela de consulta, onde o GRID aparecerá em branco.

 

Os campos Centro de Custos, Estrutura Inicial e Estrutura Final poderão ser preenchidos para servir como filtros à consulta. Sempre que se quiser fazer uma consulta filtrando os resultados da GRID por algum critério, deve-se utilizar os campos que antecedem o GRID na tela para indicar os filtros desejados e, logo em seguida, clicar em F5 – Renovar.

Ao abrir a tela de implantação de saldo, selecione o Centro de Custo correspondente (o sistema só permite implantar saldo em centro de custo que permita lançamento). No GRID serão listadas as contas do plano de contas.

 

image:Implantação

 

Informe o saldo somente das analíticas, do tipo "S" para receberem lançamentos. As contas a débito devem ser informadas normalmente, como positivas, sem sinal; as contas a crédito devem ser informadas, precedidas do sinal negativo (-).

 

Ao final da implantação, observe que o total das contas a débito deverá ser igual à soma das contas a crédito (equação patrimonial), tendo em vista que a contrapartida das contas não é gerada automaticamente, como no lançamento contábil.

 

Após o preenchimento dos campos acima é necessário clicar no botão SALVAR para que o valor implantado seja gravado no banco de dados.

 

IMPLANTANDO SALDOS ATRAVÉS DE LANÇAMENTO CONTÁBIL

 

Para implantar saldo através de lançamento contábil, acesse o menu lançamento  em Contabilidade gerencial. É necessário criar uma conta de implantação de saldo para fazer contrapartida à conta implantada (poderá ser uma conta de lucros ou prejuízos acumulados):

 

 image:modelo de implantação de saldo


Seqüência
: Digite “0” (zero) para incluir um novo lançamento.

Data
: Digite a data do lançamento

Modelo:
Tecle F4 ou clique na seta para abrir a tela com os modelos de lançamentos (Opcional - se optar por usar modelo de lançamentos, será necessário incluir apenas o valor ou complementar histórico e confirmar o lançamento.

Débitar:
Tecle F4 ou clique na seta para abrir a consulta e selecione a conta que será lançada a débito.

Centro de Custo
: tecle F4 ou clique na seta para abrir a consulta e selecione o Centro de Custo da conta débito

Créditar:
Tecle F4 ou clique na seta para abrir a consulta e selecione a conta que será creditada.

Centro de Custo
: Tecle F4 ou clique na seta para abrir a consulta e selecione o Centro de Custo da conta crédito.

Histórico
: Tecle F4 ou clique na seta para abrir a consulta ao cadastro de histórico padrão e incluir, se necessário, o complemento para o histórico; (o histórico padrão não é obrigatório, o histórico pode ser digitado diretamente)

Valor
: Digite o valor do lançamento.

Exportável?:
Informe SIM para gerar arquivo de exportação do lançamento para o PROSOFT e NÃO para não exportar.

Conciliado?:
Marque SIM se desejar que o lançamento apareça no módulo de conciliação, com Status de CONCILIADO.

 

Após o preenchimento dos campos acima, para que seja efetuado o lançamento e as informações sejam gravadas no banco de dados é necessário clicar no botão CONFIRMAR.

Created by: Jefferson last modification: 30/09/08 02:30 by Marcia
     
Page
Categories
Group
Powered by GXwiki 2.0 (generated with GeneXus X) gxwiki@gxtechnical.com